Explicação da eletrorretinografia (ERG)

Por que a eletrorretinografia é importante?

 

O que é eletrorretinografia (ERG)?

A eletrorretinografia é um teste eletrofisiológico da retina, a camada do olho que detecta a luz. O eletrorretinograma (ERG) é para a retina o que o eletrocardiograma (ECG) é para o coração. Assim como o ECG é essencial para diagnosticar doenças e monitorar a função cardíaca, o ERG desempenha um papel fundamental no cuidado com os olhos e é fundamental na detecção precoce da disfunção da retina.

Por que o ERG é importante?

A eletrorretinografia fornece uma grande quantidade de informações objetivas e vitais sobre a função e a saúde da retina. O ERG desempenha um papel vital no diagnóstico de doenças oculares desenvolvidas e hereditárias, bem como na pesquisa de combustível sobre os fatores que afetam a saúde da retina ou das vias visuais.

O que é um eletrorretinograma?

O eletrorretinograma (ERG) é um exame que avalia a função das células da retina. Os olhos dos pacientes são estimulados com luz e a atividade elétrica resultante das células da retina é medida por eletrodos de pele ou de córnea. Dependendo do tipo, da intensidade e da cor do estímulo luminoso, podem ser obtidas informações sobre diferentes áreas e tipos de células.

 

3 tipos de testes de ERG

Existem três tipos principais de ERGs: ERG de flash de campo total (ffERG), ERG de padrão (PERG) e ERG multifocal (mfERG). Cada um deles tem aplicações e benefícios diferentes. A determinação do status funcional da retina com diferentes tipos de testes de ERG permite que os médicos e pesquisadores avaliem os pacientes quanto a condições relacionadas à retina, monitorem de forma confiável a função da retina ao longo do tempo e avaliem a eficácia dos tratamentos da retina. Os ERGs são usados em cuidados humanos, práticas veterinárias e pesquisas médicas.

Full-Field ERG

ERG de campo completo

No ERG de full field (ffERG), os eletrodos registram a resposta elétrica somada das células da retina. A resposta elétrica somada é uma combinação dos resultados de uma série de células e regiões diferentes da retina, o que significa que o ERG de full field (ffERG) mostra o funcionamento da retina como um todo. Depois de clicar no link, será redireccionado para a página em inglês.

Pattern-ERG

Padrão ERG

No ERG de padrão (PERG), o estímulo luminoso é um padrão de tabuleiro de xadrez alternado que gera respostas elétricas das células ganglionares que compõem a parte interna da retina. O PERG é comumente usado como um teste para distúrbios que afetam as células ganglionares, bem como para muitos distúrbios neurodegenerativos[8]

Multifocal ERG

ERG multifocal

O ERG multifocal (mfERG) é realizado com um protocolo semelhante ao PERG, mas o estímulo luminoso exibe uma matriz de hexágonos que oscilam entre branco e preto em uma sequência pseudoaleatória. O mfERG é melhor para medir a disfunção da área central da retina e não é sensível a anormalidades no axônio ganglionar [9].[9]

Detectar o estresse funcional

Antecede o dano estrutural.

 

Qual a diferença entre o ERG e os testes estruturais de imagen?

A eletrorretinografia avalia objetivamente as anormalidades funcionais da retina, enquanto a imagem estrutural mostra a anatomia do tecido retiniano. Embora as avaliações funcionais e estruturais tenham seus benefícios, as mudanças funcionais geralmente aparecem bem antes das mudanças estruturais. Detectar anormalidades da retina rapidamente é fundamental para minimizar danos e maximizar a retenção da visão, por isso avaliações funcionais como o ERG são ferramentas importantes no conjunto de diagnósticos oftalmológicos.

Handheld ERG como uma ferramenta de diagnóstico prática e eficaz

Estudos recentes comparando o ERG com técnicas de imagem estrutural mostram que o ERG é uma ferramenta diagnóstica eficaz. Em estudos comparando as habilidades do ERG e da imagem estrutural para avaliar a retinopatia diabética que ameaça a visão, os resultados do ERG do dispositivo portátil e portátil RETeval® superaram a técnica de imagem tradicionalmente usada na previsão de quais pacientes precisariam mais tarde de intervenção médica.[13],[14] Em uma avaliação da capacidade do RETevalde avaliar a retinopatia diabética, as vantagens do RETeval incluíram detecção mais precoce da disfunção retiniana, menores custos de investimento e menos conhecimento de leitura necessário do que a técnica de imagem tradicionalmente usada.[15] Uma avaliação da capacidade do RETevalde avaliar a oclusão da veia central da retina descobriu que os RETeval ERGs são menos invasivos, mais fáceis de executar e fornecem previsões mais confiáveis do que a técnica de imagem tradicionalmente usada.[16]

Vantagens dos testes ERG

A facilidade e a sensibilidade dos ERGs realizados com o RETeval portátil são altamente preferidas em relação às técnicas de imagem em determinadas situações. Pacientes que apresentam opacidades da média, pouca cooperação ou pupilas pequenas são mais capazes de serem avaliados para anormalidades retinianas com o RETeval[14]Estudos recentes comparando o ERG com técnicas de imagem estrutural mostram que o ERG é uma ferramenta diagnóstica eficaz. Em estudos comparando as habilidades do ERG e da imagem estrutural para avaliar a retinopatia diabética que ameaça a visão, os ERGs RETeval superaram a técnica de imagem tradicionalmente usada na previsão de quais pacientes mais tarde precisariam de intervenção médica..[13],[14] Em uma avaliação da capacidade do RETevalde avaliar a retinopatia diabética, as vantagens do RETeval incluíram detecção mais precoce da disfunção retiniana, menores custos de investimento e menos conhecimento de leitura necessário do que a técnica de imagem tradicionalmente usada.[15] Uma avaliação da capacidade do RETevalde avaliar a oclusão da veia central da retina descobriu que os RETeval ERGs são menos invasivos, mais fáceis de executar e fornecem previsões mais confiáveis do que a técnica de imagem tradicionalmente usada.[16]

Teste ERG não invasivo

Em um estudo independente comparando RETeval ERGs com fotografias retinianas digitais convencionais, o RETeval foi escolhido pelos pacientes como o método preferido em relação à fotografia.[14] Embora muitas crianças precisem ser sedadas para se submeterem ao ERG convencional, crianças de até seis meses de idade têm sido capazes de permanecer calmas durante os ERGs realizados com RETeval.[18] A natureza não invasiva do ERG e a facilidade do RETeval portátil e não midriático tornam o dispositivo ERG uma ferramenta de triagem valiosa para muitas patologias oftálmicas.

Aplicações da eletrorretinografia

A eletrorretinografia tem uma variedade impressionante de aplicações em humanos e animais, tanto para uso clínico quanto para pesquisa. Nossa tecnologia oferece soluções de ERG confiáveis, repetíveis e eficazes em todas essas categorias.

Vamos conversar!

Solicite uma demonstração ou mais informações sobre nossos dispositivos.

Contate-nos